Celebrando a décima edição, o FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos chega em 2018 com muitas novidades!

Depois de ficar três anos sem o evento, Belo Horizonte tem a honra de ter mais um FIQ, que volta com tudo para a sua décima edição! Considerado o maior evento latino-americano de quadrinhos, o festival é uma grande oportunidade para o público conhecer o que está sendo produzido no gênero por artistas nacionais e internacionais. Além disso, o evento sempre foi marcado pela troca de experiências entre os profissionais e também dos quadrinistas com o público.

Confira agora o que o FIQ 2018 terá para seus visitantes neste ano!

Exposições

A novidade para o FIQ 2018, como adiantou um dos seus curadores, Daniel Wernëck, na entrevista que ele nos concedeu, fica para o retorno das exposições ao evento. Serão realizadas quatro exposições neste ano, sendo uma na Casa Fiat de Cultura:

  • Inarredáveis!

Exposição da produção de 12 mulheres quadrinistas que apresenta suas obras e todo o processo de produção delas. Ao acolher a diversidade e a subjetividade das autoras o fazer artístico de cada uma torna-se o norte que guia a experiência do visitante. Esta exposição será realizada na Casa Fiat de Cultura, localizada na Praça da Liberdade, nº 10, em Belo Horizonte. Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Inarredaveis FIQ 2018

  • Nilson – Humor, amor e combate

Considerado um dos maiores artistas gráficos de Minas Gerais, Nilson começou sua história no cartum brasileiro em 1967, aos 19 anos, no Jornal dos Sports do Rio e a partir disso nunca mais parou a sua produção, considerada uma das mais engajadas e apaixonantes dentro do cenário nacional. A exposição ocorrerá na própria Serraria Souza Pinto.

  • Traçado na memória

Esta exposição traz o trabalho de 15 artistas de BH e região que retratam também 15 patrimônios da capital mineira, sede do FIQ 2018. Nessas histórias, os traços, desenhos, cores, narrativa, não refletem apenas a arquitetura, o cenário, os personagens são traços da memória, que recuperam vivências, reavivam experiências, mostrando que essas relações afetivas que temos com os lugares onde vivemos é que faz a cidade nos pertencer.

Homenageada

Já é uma tradição do FIQ a escolha de um artista homenageado para o evento. Na lista dos já homenageados estão Maurício de Souza, Laerte, Angeli, Canini, entre muitos outros.

Erica Awano FIQ 2018
Érica Awano, a homenageada do FIQ 2018

E no FIQ 2018 a homenageada será Érica Awano, quadrinista paulista e uma das lendas do mangá nacional. Ela é a artista por trás da aclamada série Holy Avenger, título que durou 42 edições. Érica também trabalhou no mercado norte-americano e europeu em títulos como Warcraft Legends e The Complete Alice in Wonderland. Em 2006, participa do álbum em comemoração aos 25 anos de O Menino Maluquinho de Ziraldo; em 2009, do álbum “MSP 50” em homenagem aos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, onde escreveu e desenhou uma história do Chico Bento; em 2016, “Memórias do Maurício”, ilustrando o relato do encontro e amizade com Osamu Tezuka, considerado por muitos como o pai do mangá moderno.

E a sua obra estará também apresentada na quarta exposição que será realizada no FIQ 2018!

Décima edição

O FIQ 2018 é a décima edição do evento que começou em 1997, ano que Belo Horizonte comemorava seu centenário. E entre muitos eventos de homenagem a esta data, um se destacou por ter convidados de renome nacional e internacional. Era a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizado no nobre espaço da Serraria Souza Pinto.

Em 1999 o evento foi rebatizado e começou a se chamar Festival Internacional de Quadrinhos, já se tornando um evento referência do gênero na América Latina. E a partir desse ano começou a homenagear um grande quadrinista e também um país, apresentando trabalhos que quase nunca chegavam ao Brasil. Na primeira edição do FIQ o homenageado foi Angeli e o país não poderia ser outro, a França.

O evento ao longo desses anos já teve inúmeras presenças ilustres, sejam elas do Brasil ou de fora do país. Em 2003 o desenhista de V de Vingança, Dave Gibbons participou do festival.

Pavilhão do FIQ 2011
FIQ 2011 – Reprodução

Em 2011 o evento recebeu mais de 148 mil pessoas, batendo o recorte de público da famosa Comic-Con de San Diego de 2010, que tinha recebido 130 mil pessoas. O homenageado da vez foi Maurício de Souza e sua obra estava presente por todos os cantos da Serraria.

E em sua décima edição, o FIQ 2018 é o primeiro realizado pela Fundação Municipal de Cultura em conjunto com a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte e com o Instituto Periférico.

Espaços

Assim como na última edição, o FIQ 2018 não será realizado apenas na famosa Serraria Souza Pinto, mas também na Casa Fiat de Cultura e também no MIS Cine Santa Tereza, que receberá a Mostra FIQ de Cinema. Enove sessões de cinema de animação, serão exibidos longas-metragens internacionais nos gêneros aventura, ficção científica e fantasia. Todas as sessões serão legendadas. As senhas serão distribuídas com 30 minutos antes de cada exibição. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.

Mostra FIQ de Cinema

Mais pavilhões serão utilizados na Serraria este ano e sua estrutura montada vai abrigar: o auditório Toninho Mendes, onde serão realizados a abertura oficial e os debates; a Praça de Autógrafos – Álvaro de Moya, destinada às sessões de autógrafos; a Sala de Oficinas, onde vão ocorrer as atividades das oficinas básicas; o Pavilhão Douglas Quinta Reis, que receberão as mesas de artistas e os estandes. Além disso, três das quatro exposições serão na Serraria.

FIQ 2018

A programação do FIQ 2018 está imperdível e ela pode ser acessada através do site oficial do evento.

O 10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte será realizado entre os dias 30 de maio e 3 de junho. De quarta a sexta, das 9h às 21h e sábado e domingo de 10h às 21h. Assim como no ano anterior, o evento vai ser na Serraria Souza Pinto, localizado na Avenida Assis Chateaubriand, nº 809, no Centro de Belo Horizonte, MG.

FIQ 2018

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here